A gestação é um momento da vida da mulher em que os cuidados são redobrados. A preocupação aumenta e é natural ter mais foco em uma rotina saudável. A suplementação na gravidez é um dos aliados que você pode contar.
Assim, costumam abandonar hábitos considerados prejudiciais para a saúde gestacional, como consumir bebida alcoólica, e começam a se alimentar de forma mais saudável.
Sabemos que uma boa alimentação é fundamental, mas às vezes pode ser difícil obter todos os nutrientes de que precisamos.
É aí que entram os suplementos, que atuam como um reforço para garantir que o corpo da mãe e da criança tenham tudo o que precisam.
Neste post, vamos esclarecer algumas questões relacionadas a esse tema, alertando sobre a importância de fazer a suplementação correta em cada situação acompanhada de um médico especialista.
Por que a Suplementação na Gravidez é Importante?
Durante a gravidez, o corpo trabalha muito para manter a saúde da mulher e do bebê que está em crescimento. Eles precisam de muitos nutrientes, como vitaminas, ferro e cálcio, para se desenvolverem fortes e saudáveis.
Sendo assim, nem sempre é possível obter a quantidade necessária de todos esses nutrientes somente com uma alimentação balanceada. É aí que entram em cena os suplementos.
Sempre com ajuda profissional, você pode ter muito mais controle sobre a ingestão de tudo o que precisa não só para a gestação, mas respeitando suas necessidades nutricionais específicas, restrições alimentares ou histórico médico.
Os Riscos da Deficiência de Nutrientes na Gestação
Quando as mulheres não recebem todos os nutrientes que precisam durante a gestação, tanto elas quanto seus bebês podem entrar em risco.
Entre essas substâncias, destacam-se o ferro, ácido fólico, zinco, vitamina D e cálcio. Na falta deles, podem surgir complicações sérias.
Por exemplo, a falta de ácido fólico e vitamina B12 pode resultar em malformações, como defeitos no fechamento do tubo neural, o que pode causar lesões nervosas, paralisia e até mesmo a morte do bebê.
Outra complicação perigosa é a pré-eclâmpsia, caracterizada pela elevação da pressão arterial durante a gravidez. No entanto, essa condição pode ser prevenida com a suplementação adequada de cálcio, zinco e vitaminas D, C e E.
O Papel do Médico na Suplementação Pré-Natal
Cada gravidez é única, e o que funciona para uma pessoa pode não ser o melhor para outra. Por isso, ressaltamos a importância de consultar um médico antes de começar a tomar suplementos durante essa fase da sua vida.
Eles podem ajudar você a descobrir exatamente o que precisa e garantir uma ingestão de nutrientes adequados para que não haja problemas pela falta ou pelo excesso. Fornecendo, assim, uma visão totalmente focada nas suas necessidades específicas.

Como vimos anteriormente, se você está grávida ou pensando em engravidar, a suplementação correta de nutrientes essenciais para sua saúde e a do seu bebê é um aspecto importante nessa jornada.
Os suplementos na gravidez podem ser uma ótima maneira de garantir que vocês dois tenham tudo o que precisam para uma gestação saudável. Mas não se esqueça de conversar com seu médico para ter certeza de que está fazendo as melhores escolhas para vocês.
Fiquem ligados em nosso blog para mais dicas e informações como esta, e baixe agora mesmo o Vita App clicando aqui para garantir as melhores marcas e descontos em todos os suplementos.