
Suplementação na Gravidez: Garantindo o Melhor para Você e seu Bebê
08/04/2024
O Que é Cãibra: Por que Acontece e Como Podemos Evitar?
22/04/2024Antes de mais nada, para descobrir os poderes do magnésio, vamos aprender direitinho o que ele é e como ele interage com a nossa saúde.
O magnésio é o quarto mineral mais abundante no corpo, quando em comparação com o cálcio, o sódio e o potássio, que estão em maior quantidade no organismo.
Em outras palavras, o corpo humano possui entre 20 e 28 gramas de magnésio, sendo que a maior parte desse nutriente está concentrada no esqueleto (de 60 a 65%) e nos músculos (de 34% a 39%).
Ele também está presente em diversos alimentos, suplementos, medicamentos e, inclusive, na água, favorecendo funções importantes em todo o corpo.
Mas Quais São os Benefícios do Magnésio?
O magnésio possui um papel importante no nosso organismo e atua em mais de 300 reações bioquímicas fundamentais para o corpo humano.
Sendo assim, confira os principais benefícios deste mineral para sua saúde:
Potencializa as Funções do Cérebro
A concentração adequada de magnésio no nosso organismo favorece a neuroplasticidade e potencializa a atividade cerebral, o que contribui para o aprendizado e para a memória de curta e de longa duração.
Alívio do Estresse, Ansiedade e Depressão
O magnésio também relaciona-se diretamente à produção da serotonina, neurotransmissor que ajuda a diminuir a ansiedade e que contribui para o bem-estar físico e mental.
Prevenção à Osteoporose
Esse importante mineral é necessário para a formação óssea e atua na prevenção de doenças como a osteoporose.
O magnésio está ligado à produção de hormônios, que regulam os níveis de cálcio no sangue, e à ativação da vitamina D, que atua na absorção do cálcio pelo organismo.
Redução do Risco de Hipertensão e Doenças Cardíacas
Um dos principais benefícios do magnésio é a sua atuação no controle da hipertensão e das doenças cardíacas.
O mineral ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e, dessa forma, auxilia na regulação da pressão arterial, diminuindo as chances de complicações cardiovasculares.
Prevenção de Enxaqueca e Dores de Cabeça
O magnésio também atua sobre os vasos sanguíneos do crânio, por isso, é bastante usado como parte do tratamento preventivo da enxaqueca.
Auxílio nas Funções Musculares
Outra função importante do magnésio é a sua capacidade de melhorar a contração muscular. Esse mecanismo inclui, também, o coração (que é um músculo), ajudando a manter um ritmo cardíaco saudável.
Do mesmo modo, devido à sua participação junto ao potássio, o mineral também ajuda a evitar cãibras e auxilia na recuperação muscular, sendo um nutriente importante para o desempenho físico.
Contribui no Tratamento do Diabetes
O magnésio participa do metabolismo da glicose e da produção da insulina, ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, impactando na prevenção do diabetes tipo 2.
Ameniza as Cólicas Menstruais e a TPM
A suplementação de magnésio é indicada para mulheres para ajudar a diminuir as cólicas e outros sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).
Combate à Azia e a Má Digestão
Quando na forma de hidróxido de magnésio, o mineral ajuda a aliviar a azia e a má digestão, estando presente em laxantes e antiácidos.
Magnésio na Alimentação: Onde Encontrar?
Agora que você já sabe a importância e os benefícios do magnésio, veja como pode incluir o nutriente em sua dieta.
Os alimentos ricos em magnésio incluem leguminosas, oleaginosas, grãos integrais, vegetais verdes-escuros, entre outros. Confira a lista:
- Leguminosas: feijão e lentilha;
- Oleaginosas: amêndoas, avelã, castanha-de-caju e castanha-do-pará;
- Grãos integrais: aveia, trigo integral e arroz integral;
- Sementes: de abóbora e girassol;
- Frutas: banana, kiwi e abacate;
- Vegetais: brócolis, abóbora, couve e espinafre;
- Laticínios: leite, iogurte e derivados;
- Carnes;
- Cacau.
Suplementação de Magnésio: Quando e Como Tomar?
A indicação para suplementação de magnésio ocorre em caso de deficiência do mineral ou quando há necessidade de aumentar a sua demanda.
Por isso, essa recomendação deve ser feita pelo médico ou nutricionista após uma avaliação individualizada.
Para determinar a dose, é necessário avaliar os níveis eritrocitários, as necessidades e o que a alimentação da pessoa já fornece.
O magnésio pode ser suplementado de forma isolada, como também pode estar na composição de produtos que reúnem vários ingredientes, agregando diferentes propriedades e ampliando seus benefícios, como em alguns suplementos de melatonina, colágeno e vitaminas do complexo B.

Em suma, conhecemos os poderes do magnésio desvendando o que é esse nutriente, quais os seus principais benefícios, como podemos encontrá-los na alimentação e como deve ser a suplementação. Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você.
Finalmente, confiram sempre o nosso blog para mais conteúdos como esse, sempre voltados para sua saúde e bem-estar e baixe agora mesmo o Vita App clicando aqui para garantir as melhores marcas e descontos em todos os suplementos.