O Que é Cãibra: Por que Acontece e Como Podemos Evitar?
22/04/2024Melatonina, Uma Grande Aliada Do Sono: Conheça A Sua Importância Para A Saúde
21/05/2024O jejum intermitente ganhou fama na internet por seus supostos benefícios e por ser um aliado no emagrecimento, mas será que ele funciona mesmo?
Basicamente, essa estratégia alimentar consiste em alternar períodos de jejum com uma alimentação balanceada.
Diferente de outras dietas, a ideia não é tanto limitar o que você deve comer, mas sim a janela de tempo ideal para as refeições.
Ao fazer de maneira adequada, com a orientação de um nutricionista, é possível usá-lo como um aliado. Mas vale o adendo: não serve para todo mundo.
A seguir, explicamos os riscos da dieta do jejum intermitente, os erros mais comuns e como ela funciona na prática. Vamos nessa?
Mas Afinal, o Que é Jejum Intermitente?
Resumindo, ele é uma proposta alimentar em que se intercala períodos de jejum com períodos de alimentação, sendo uma estratégia para o controle de peso corporal, especialmente quando a ideia é o emagrecimento.
Sobretudo, vale citar que a ideia é aliar esses períodos de privação com uma alimentação saudável e equilibrada, viu?
Afinal de contas, a intenção geral de diminuir a janela de alimentação é gerar um déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que se gasta e gerar assim a perda de peso.
Como o Jejum Intermitente Funciona: Conheça as Variações
Normalmente, não existe uma regra de como aplicar essa estratégia, mas há alguns protocolos bastante conhecidos. A seguir, listamos algumas das práticas mais populares:
Jejum Intermitente de Até 12h
O jejum de 10 a 12 horas é provavelmente o mais comum, onde a pessoa passa até metade do dia sem comer (como das 21h às 9h da manhã do dia seguinte, por exemplo).
A ideia é fazer três refeições saudáveis ao longo do dia e pode ser uma boa proposta de jejum intermitente para iniciantes.
Jejum Intermitente de 16h
Nesse caso, o intuito é passar 16 horas em jejum, distribuindo as refeições conforme a rotina da pessoa.
Em alguns casos, o indivíduo faz o jantar às 20h e a próxima alimentação será o almoço do dia seguinte. Há quem prefira pular o jantar e iniciar o dia seguinte com café da manhã, por exemplo.
Jejum Intermitente de 24h
Alguns protocolos são mais desafiadores e defendem períodos mais longos em jejum. Normalmente, esse processo se dá em um ou dois dias da semana no máximo.
O método tem uma adaptação difícil e não funciona pra muita gente. Entre os erros do jejum intermitente é tentar fazer por conta própria e colocar a saúde em risco.
Jejum de 36 horas
Nesse caso, a pessoa fica um dia inteiro e mais metade do dia seguinte sem se alimentar. Normalmente, é feito por pessoas que já estão bem adaptadas aos jejum.
Quais os Benefícios do Jejum Intermitente?
Quando feito sob orientação profissional e bem prescrito, o jejum intermitente pode trazer algumas vantagens para a saúde, para além da perda de peso, como:
Saúde do Coração
Acompanhado de refeições saudáveis, pobres em açúcares e gorduras, o jejum intermitente pode ajudar a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos.
Além disso, a estratégia também favorece a diminuição dos níveis de gordura ruim (HDL), facilitando a circulação do sangue e prevenindo a pressão alta.
Queima de Gordura
Com jejum controlado, a baixa ingestão de calorias leva à redução dos níveis de glicose e insulina no sangue. Isso faz com que o organismo use as células de gordura do corpo como fonte de combustível.
Prevenção da Diabetes
Associar o jejum a um baixo consumo de açúcar ajuda a regular os níveis de glicose e insulina no sangue, contribuindo para evitar diabetes.
Todo mundo pode fazer?
Essa estratégia é indicada para quem já está acostumado a ter uma alimentação equilibrada há bastante tempo. Ao contrário do possa parecer, o jejum intermitente não é recomendado para todos.
Principalmente, deve ser evitado por crianças, idosos, gestantes, lactantes e pessoas com diabetes tipo I. Também não é muito adequado para quem pratica exercícios físicos intensos.
Mesmo no caso de pessoas saudáveis e sem nenhuma aparente restrição, fazer um jejum sem a orientação adequada de um nutricionista pode trazer diversos riscos à saúde.
O Que é Permitido Comer ou Beber?
Durante a janela de jejum, é permitido consumir líquidos que não têm calorias, como água, chás e café sem açúcar, por exemplo.
Mas, afinal de contas, como quebrar o jejum intermitente? A ideia é fazer sempre refeições balanceadas, consumindo proteínas com pouca gordura, legumes, verduras, frutas, cereais integrais e etc.
Deve-se evitar cereais refinados, doces, industrializados e fast food, por exemplo. Além disso, normalmente as refeições devem ter a mesma porção utilizada mesmo que a pessoa não estivesse de jejum.
Para concluir, vale ressaltar que não adianta simplesmente ficar longos períodos sem comer para saber se o jejum intermitente funciona para você.
Primordialmente, além de tomar cuidado com a saúde e suplementação, quem manda mesmo é o balanço energético. Para algumas pessoas, fazer jejum intermitente pode ser uma boa saída, para outras pode causar prejuízos à saúde ou até mesmo levar a episódios de compulsão alimentar.
Por fim, lembre-se que a recomendação é sempre procurar um profissional para descobrir a melhor abordagem para suas atividades. E, claro, conte sempre com a Vita e com a comodidade do Vita App para ter os melhores suplementos e produtos saudáveis.
Siga acompanhando o nosso blog para mais artigos como esse e até a próxima!